domingo, 21 de junho de 2015

Heroínas de Jane Austen - Primeira carta

     Eu ando atrasada com todas as minhas atividades de scrap e somente semana passada enviei a primeira carta do grupo de leitura Heroínas de Jane Austen. Foi para a querida Nice Sestari que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente. 

     Foi uma emoção ter a caneta nas mãos e escrever para alguém. Afinal este é um hábito infelizmente perdido com as novas tecnologias da comunicação. Mas me lembro bem, quando era criança, da minha mãe trocando cartas com as amigas e familiares. Ela lia e depois compartilhava as novidades conosco. Imagino que ela comentava somente o que queria ou achava apropriado. Mesmo assim era como se eu também tivesse recebido uma carta. Eu adorava aquele momento. E depois ficava ao lado dela perguntando (incomodando) quando ela iria responder, pois queria estar junto. Esse vai e vem das cartas me fascinava. 

     Agora, fazendo parte deste grupo de leitura, tive a oportunidade de reviver essa expectativa de enviar e receber uma carta. Obrigada, Pati Dias. Sua ideia de trocarmos cartas após a leitura de cada livro foi genial. Foi como uma viagem no tempo. 

     E como regredimos dois séculos para entrar na época de Jane Austen quis retratar essa ideia na minha carta. Para isso utilizei a técnica de envelhecimento do papel com café. 


Técnica envelhecimento papel: 
O papel deve ser imerso no liquido do café por poucos segundos e depois colocado sobre uma superfície lisa e reta. 
Para produzir pequenas manchas e só salpicar pó de café em algumas partes. 
Deixe secar bem. 
Limpe os resíduos de pó com um pincel seco.  
Se precisar, coloque um peso (pode ser um livro) sobre o papel para alisar. 


Escrita com caneta nankin para lembrar bico de pena. 

     Para dar um toque pessoal, resgatei uma tradição cheia de charme de épocas passadas, que era também uma forma de garantir a autenticidade e credibilidade do conteúdo, lacrei a carta usando um sinete e cera.  


Junto com a carta enviei mais alguns mimos: 



     Foram 2 marca páginas com o tema Jane Austen, expostos acima, e outros 3 referentes ao primeiro livro, Razão e Sensibilidade. Porém, acabei esquecendo de fotografar. Bem como o kit com papéis e enfeites que montei com carinho para a Nice Sestari usar no seu álbum ou em outros projetos. 

    E fiz também uns mimos em patchwork. Estes 2 sachês de gaveta mostrados na foto abaixo. Não fiquem com ciúmes, Pati Dias e Ale Dossena, que quando tiver que enviar cartas para vocês vou mandar os seus. 




     Delícia, ne? Compartilhar, dar, receber. Heroínas de Jane Austen tem sido uma alegria estar com vocês. Um grupo tão pequeno e tão rico. 

Obrigada, meninas!

2 comentários:

Patricia Dias disse...

Vc é muito caprichosa! Coisa linda esses sachês!
Eu já envelheci usando chá preto, vou testar a dica do café.
E o lacre é meu sonho de consumo no momento.
Tbem estou adorando essa viagem no tempo.
Bjs

ALE DOSSENA disse...

Que luxo esse post!!!! Enlouqueci aqui!
Acho que vou aprender tanto com vocês, porque minhas técnicas ainda são basiquinhas...rs. Mas estou amando o grupo, a troca de carinho e de informações. Amei sua ideia do lacre Márcia!!!! Show! Show!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...