sexta-feira, 7 de junho de 2013

Olhar

Oi, pessoal! Hoje quero refletir com vocês sobre fotografia. A matéria prima do scrapbooking, mas que muitas vezes nos empolgamos tanto com as composições, as cores e os elementos do projeto, que ela, a estrela, fica relegada a um segundo plano. 

O fotógrafo holandês, radicado no Brasil pouco mais do que 10 anos, e também um grande amigo meu, Len Vermeulen, sempre diz que o mais importante na fotografia não é o produto em si, ou seja, a foto, mas o olhar. 

Segundo ele, é o olhar de quem tirou a fotografia que vai determinar o olhar dos que vão vê-la. Observe esta foto abaixo, uma das muitas obras de arte do Len.  


Acho que é isso que ele quer dizer sobre OLHAR. 

Olhar com a alma, sendo capaz de capturar o momento, a história, a emoção. Poderia ser apenas uma janela e uma flor, mas é muito mais do que isso. A composição dos elementos, as cores, até mesmo a simplicidade diz tanta coisa, que realmente olhar para esta foto mexe com muitos sentimentos na gente.

Fiz esta página pra mostrar o meu OLHAR.


Não queria roubar a cena da foto, por isso procurei trabalhar com poucos elementos. Tive a sorte de encontrar papéis em que as flores se parecem demais com o gerânio da foto. São da coleção Remember Me, da Kaiser Craft. Usei também papel craft sanfonado com pinceladas suaves de gesso acrílico. Queria remeter à ideia de uma fachada. E adicionei o Wood Flourish, também da Kaiser Craft, e arabescos em MDF.

Veja em detalhes: 

 
Pra finalizar, o Len passou este texto pra gente, com algumas dicas. Anote aí: 


"Fotografar é, em primeiro lugar, olhar.
Claro que ter uma máquina boa, com muitos pixels e uma lente zoom de meio metro, faz diferença no resultado, mas a câmera sozinha, não tira uma boa fotografia. Quantas vezes você já viu uma pessoa aparecer na foto com um árvore crescendo na cabeça ou um poste. Então, olhe bem, um segundo a mais do que o normal pode fazer a diferença e você já conseguirá fazer uma foto bem melhor.
Para isso, vou dar algumas dicas:
- no momento de fotografar, mude de ângulo várias vezes até encontrar a posição ideal, que valorize o seu foco principal.
- dobre os joelhos. Isso é muito importante quando estiver fotogrando crianças ou seu bicho de estimação, por exemplo.  
- aproxime-se do objeto em vez de ficar longe com um zoom poderoso.
- Observe cuidadosamente o fundo. Se possível, escolha um fundo não muito colorido e também não muito claro. E que não esteja poluído, com muitas pessoas ou objetos, porque isso tudo tira a atenção do assunto principal. Deixe estas opções para determinadas situações, quando quiser traduzir uma linguagem específica, como no caso da publicidade e propaganda.
- o objeto, a pessoa ou as pessoas não precisam necessariamente estar no meio da foto. Um pouco mais para a esquerda ou a direita pode transformar a percepção do todo.
- Pense no horário do dia que vai fazer a foto e observe a direção do sol. A iluminação faz toda a diferença na fotografia. Até as 10 horas de manhã a luz tem a intensidade ideal. Depois se transforma,  ficando forte e muito clara, com sombras fortes. Só por volta das 16h é que volta a recuperar a intensidade adequada. A luz do amanhecer ou do pôr do sol deixa a foto com tons dourados. A direção do sol é importante porque interfere na intenção da foto. Luz frontal, o sol atrás de quem está fotografando, é para obter fotos brilhantes e nítidas; já a iluminação por trás cria o efeito de silhueta; a iluminação lateral, destacando um dos lados do objeto ou pessoa serve para mostrar a textura do tema.
Tudo isso ainda varia conforme o lugar do mundo ou época do ano, mas só tem um jeito de descobrir. É praticar muito. A fotografia, como qualquer outra arte requer conhecimento, técnica e dedicação. E posso garantir que este esforço vale a pena." 

Len Vermeulen 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...