Scrapsofia







Handmade


         Alguém já parou pra pensar na expressão "handmade"? Tudo bem, todo mundo sabe a tradução, mas a reflexão que eu quero fazer é no sentido mais profundo. Fazer algo com nossas próprias mãos, utilizando nossa imaginação e criatividade gera uma satisfação indescritível. Além de outros sentimentos como bem estar, amor, generosidade, ternura, ou seja, o termo traduz muito mais do que simplesmente o ato de "produzir" alguma coisa. 

     
     Fazer com as mãos é uma verdadeira meditação. Nossa mente está sempre tentando nos levar para outro lugar. A mente significa palavras, enquanto o ser significa silêncio. No nosso momento "handmade" conseguimos a proeza de silenciar a mente e nos manter no vácuo entre o espiritual e o material. 

       Essa experiência de não-pensamento nos leva ao centro do nosso ser, nos permitindo expressar nossa essência. Deste ponto de vista podemos dizer que "handmade" significa a arte de transcender. Concordam? 





                





Introdução à Scrapsofia  

     Foi na Grécia Antiga que o homem começou a questionar, buscando entender o significado da sua existência. Os primeiros filósofos queriam descobrir a origem, o princípio (arché) das coisas, entender a natureza (phisis) e como ela e o mundo surgiram. O filósofo e matemático Pitágoras, que viveu por volta do século VI a.C., foi quem usou pela primeira vez o termo filosofia, que significa “amor à sabedoria” (philos-Sophia). 

     A capacidade reflexiva possibilitou ao homem identificar e separar os fatos ocasionados por ele dos fenômenos da natureza. Desta forma, compreendeu que sua vida não era uma mera obra do acaso, mas que sua ação era decisiva para determinar seu destino. Até então os fenômenos da natureza eram superdimensionados e a realidade era explicada por meio de mitos, que guiavam a maneira do homem interagir no mundo.

       Usando a razão o homem conferiu sentido às coisas e atribuiu um significado especial a sua existência, utilizando-se da imaginação e da capacidade intuitiva para representar o cotidiano de diferentes formas. É dessa perspectiva que a arte se manifesta através da pintura, da escultura, da arquitetura, da música, da dança, da literatura, do teatro, da fotografia, do cinema, das artes visuais e porque não dizer do scrap.

       Sendo a arte toda e qualquer atividade ligada a manifestações estéticas e comunicativas, que se utiliza de diferentes meios, materiais e técnicas, está mais do que atestado que o scrapbooking é uma forma de expressão artística. Apesar de algumas poucas designers do scrap serem reconhecidas e mesmo assim somente nesse universo paralelo do scrap, na sua grande maioria as “artistas” dessa arte são pessoas comuns, que encontram nessa forma de expressão uma maneira de representar e dar significado à sua existência.

       A “scrapsofia” (sabedoria do scrap) abre um campo novo do conhecimento. O conhecimento de nós mesmas, a partir das emoções, sentimentos, percepções e ideias que somos capazes de expandir através do scrap, revelando nossa própria essência. 




Um comentário:

Ana disse...

Oi Márcia,tudo bem? Não sei se você se recorda mas fomos apresentadas pela Ana lá na Scrapland em um sábado que teve aulas da Magnolia, sou filha da Ruth Bolognese! Sou professora e faço scrap mais ou menos 4 anos!Estou encantada com seu blog! Parabéns! A forma que você expressa a arte de fazer scrap é algo que nos comove e nos instiga em cada vez mais criar e criar! Continue nos encantando com suas palavras! Sucesso sempre!!
Um abraço,
Ana Clara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...